• topo
  • jquery slider
  • topo2
topo1 topo12 topo23
bootstrap carousel by WOWSlider.com v8.7
 
Caminho de Aparecida

Bandeira e Brasão
Caminho de Aparecida
Como Chegar
Fotos da cidade
Hino de Turvolândia-MG
História e Dados

CAMINHO DE APARECIDA

CAMINHO DE APARECIDA

  

Portal de Identificação de Turvolândia-MG 

 

Cartilha do peregrino: (Clique aqui)

"Das águas da represa de Furnas, pelas águas do Sapucaí e Lourenço Velho para as águas do Rio Paraíba"

Em dezembro de 2002, os romeiros Rodrigo Costa e Maurício Batista combinaram em fazer o percurso de Alfenas-MG ao santuário Nacional de Nossa Senhora da Conceição Aparecida, Aparecida-SP para janeiro de 2003 de bicicleta, pegaram um mapa traçado pelo romeiro Eduardinho Abobrinha que já tinha feito um trajeto por asfalto e estradas de terra e novamente iria com Dunga e Vardemá. Maurício e Rodrigo saíram no dia 06 de fevereiro de 2003 e percorreram em 2 dias o trajeto por asfalto e estradas de terra, eles não sabiam mas ali estava nascendo o CAMINHO DE APARECIDA.

A cada ano crescia a quantidade de pessoas interessadas em percorrer o trajeto até a casa da Mãe Aparecida. Nos anos que choveram fizeram o percurso inteiro por asfalto.

 

A partir de 2007 começaram a perceber a dificuldade em pedalar em rodovias próximo ao trânsito pesado devido ao aumento de significativo peregrinos, dai então começaram a elaborar uma rota com apenas estradas de terra e trilhas, pegando asfalto ou calçamento apenas nas cidade por onde passaria o novo caminho.

 

Crescia também a quantidade de pessoas e grupos de romaria para Aparecida, de bike, a pé e à cavalo, porém cada grupo seguia por um caminho diferente, novamente reforçava o ideal de juntar todos em apenas uma rota.

Na cidade de Paraguaçu-MG, Alain já tinha uma grupo de amigos que fazia o percurso de bike todos os anos, Alian deu um grande contribuição, apoio e sugestões a respeito do caminho foram muitos anos de pesquisa.

Em agosto de 2010 os romeiros, Paulo Bala, Eduardinho e Rodriguinho fizeram um percurso á pé coletando informações em cidades do Sul de Minas procurando uma rota por terra a fim de adiciona-la no novo caminho, diminuindo as partes de asfalto.

  

Em Carvalhópolis-MG, tiveram ajuda e informações com senhor Wilson, peregrino que ja fez o percurso 49 vezes e seu filho Vagner da cidade de Alfenas-MG, em Careaçu-MG com o senhor Raul, e em Itajubá-MG com os moto trilheiros Eduardo e Antônio.

Em janeiro de 2011 com 32 romeiros de bicileta venceram a 9ª Romaria de Moutain Bike, seria a última vez que fariam o caminho por asfalto .

Em fevereiro de 2011 juntamente com os amigos, parceiros, empresário, motoqueiros, cavaleiros, romeiros, Sargento Marcelo, Adolvane, Paulo Bala, Jipeiros Tarcísio e Adriano e mecânico de bicicletas Timóteo começaram a sinalizar e fazer marcações com símbolos em estradas de terra e trilhas do sul de Minas, Serra da Mantiqueira e Vale do Paraíba, totalizando a extensão de 300 km.

 

Em fevereiro de 2011 cadastraram hotéis, pousadas, restaurante e comunidades, comunicaram paróquias e Prefeituras das cidades do caminho. 

Em março de 2011 iniciaram contato com o Santuário de Aparecida para retirada do certificado de conclusão, e criação da Associação dos Peregrinos do Caminho de Aparecida. 

A rota tem centenas de plaquinhas metálicas símbolo seta/peixe que direciona o peregrino, que ao sair recebe a credencial, finalizando o caminho o peregrino retira o certificado de conclusão no santuário da Basílica, o caminho é totalmente baseado no caminho milenar de Santiago de Compostela. 

O caminho de Aparecida é uma rota incrível que proporciona momentos de reflexão, fé e recolhimento, de aproximação do homem com a natureza, um caminho que nos fortalece para venceremos as dificuldades da vida, deixando aflorar em cada um o seu espírito de superação .

O tema para reflexão do caminho será o tema da campanha da fraternidade do ano da peregrinação.



 

Eventos Vídeo Enquete
 
DATA:

+detalhes
 
DATA:

+detalhes
 
 

Desfile em Comemoração ao 07 de Setembro

 
Realizações
 

MUNICÍPIO TOTALIZA 04 ÔNIBUS CAMINHOS DA ESCOLA

Veja+

 

MANUTENÇÃO CONSTANTE NAS ESTRADAS.

Veja+

 

ÔNIBUS CISAMESP PASSA ATENDER EM 02 HORÁRIOS

Veja+

 

CONSTRUÇÃO DO NOVO ESTÁDIO

Veja+


 
O QUE VOCÊ ACHOU DO NOVO SITE?

Ótimo
Bom
Regular

Links

 




PREFEITURA MUNICIPAL DE TURVOLÂNDIA

 Praça Dom Otávio, nº240 - Centro - CEP:37496-000
Telefone: (35) 3242-1161
email: prefeitura@turvolandia.mg.gov.br
www.turvolandia.mg.gov.br